Certificação

O modelo de certificação da ESCOLA POLITÉCNICA BRASILEIRA está de acordo com o previsto na Legislação Educacional Nacional, no Modelo Acadêmico, nas Portarias de Autorização dos Cursos, nos termos de Convênio e Parceria, no Regimento Institucional e no Regimento Específico EAD  da Escola Politécnica Brasileira.

A Escola Politécnica Brasileira, sempre inovando em seu modelo acadêmico, e atenta às necessidades Nacionais de formação e capacitação profissional, desenvolveu três possibilidades de certificação para seus cursos Técnicos.

Visando oferecer formatos exclusivos de capacitação adequados à realidade do aluno, as opções de certificação permitem uma melhor compatibilidade com o tempo para a dedicação acadêmica e a disponibilidade de investimento em sua qualificação profissional.

Independentemente do modelo escolhido, todos os alunos firmam, obrigatoriamente, um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ACADÊMICOS) com a Escola Politécnica Brasileira, e devem cumprir todos os componentes curriculares do Curso Referência escolhido, para receber o certificado de conclusão, vinculando-se ao ambiente virtual www.certificacaotecnica.com.br.

O modelo de certificação possui como embasamento legal alem dos documentos institucionais o DECRETO Nº 5.154 DE 23 DE JULHO DE 2004. que Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências,  a RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 (Resolução CNE/CEB 6/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de setembro de 2012, Seção 1, p. 22), que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a RESOLUÇÃO Nº 01/2015/CEE/CEB/RN, de 11 de fevereiro de 2015, do Conselho de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Neste modelo de certificação, o aluno matricula-se, a partir do CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ACADÊMICO), em um curso referência, onde ele irá cumprir um calendário acadêmico específico de aulas presenciais em cursos individuais que referenciam componentes curriculares específicos do curso referência escolhido conforme disposto na grade curricular.

Os alunos matriculados neste modelo de certificação irão executar os cursos de acordo com a oferta institucional, respeitando-se os pré-requisitos quando existentes.

Para receber a certificação como técnico no curso referência escolhido, o aluno deverá:
1) atender aos requisitos documentais obrigatórios.
2) cursar todos os componentes curriculares do curso referência escolhido 
3) ser aprovado, em todos os componentes curriculares, com média igual ou superior a 6,0 (seis).
4) executar o estágio, quando obrigatório, respeitando as regras referentes ao mesmo.
5) concluir, obrigatoriamente, o módulo de trabalho de conclusão de curso (TCC), com media igual ou superior a 6,0 (seis)
6) concluir todos os componentes curriculares  dentro de um período de 2 anos.

Modelo restrito aos PÓLOS autorizados dentro do Estado do Rio Grande do Norte.

Neste modelo de certificação, o aluno matricula-se, a partir do CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ACADÊMICOS)em um conjunto de CURSOS LIVRES INDIVIDUAIS(ou ISOLADOS) possuindo como REFERÊNCIA um Curso Técnico específico e seus componentes curriculares. 

Os CURSOS LIVRES INDIVIDUAIS(ou ISOLADOS) referenciam todos os componentes curriculares específicos do curso referência escolhido pelo aluno para sua formação.

Os CURSOS LIVRES INDIVIDUAIS(ou ISOLADOS), referentes aos componentes curriculares do Curso Técnico escolhido, podem ser cursados na ordem desejada pelo aluno, respeitando-se os pré-requisitos quando existentes e ou a liberação efetivada  e ou as formações profissionais.

O aluno poderá acessar os mesmos a hora que desejar, no ambiente www.certificacaotecnica.com.br, de acordo com sua própria disponibilidade, definindo assim seu ritmo de estudo, possuindo suporte de tutoria com tempo máximo de resposta de 48 horas.

Os CURSOS LIVRES INDIVIDUAIS(ou ISOLADOS) são cursados de forma integral no ambiente virtual (atividades online, práticas individuais e atividades de campo ) e são considerados executados quando concluídos com nota igual ou superior a 6,0 (avaliação online). Para cada CURSOS LIVRES INDIVIDUAIS(ou ISOLADOS) é emitido um certificado de conclusão online, com rastreabilidade, registro e validade nacional.

Para solicitar o aproveitamento do CURSOS LIVRES INDIVIDUAIS(ou ISOLADOS) como um componente curricular específico do curso referência escolhido, o aluno deverá:

–  executar uma avaliação presencial composta das competências e habilidades necessárias para comprovação do componente curricular, obtendo  nota igual ou superior a 6,0.

– cursar um conjunto de cursos isolados que representam a qualificação profissional referente de acordo com a apresentada nos componentes curriculares cada curso 

Para pleitear a sua certificação como técnico no curso referência escolhido, o aluno deverá:

1) atender aos requisitos documentais obrigatórios (apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar devidamente autenticado).

2) ter sido  aprovado em  todos os CURSOS LIVRES INDIVIDUAIS(ou ISOLADOS) referentes aos componentes curriculares do curso referência escolhido 

3) ter executado e ter sido  aprovado em  todas as avaliações presenciais referentes aos componentes curriculares do curso referência escolhido 

4) ter aproveitamento, em todos os componentes curriculares, com média igual ou superior a 6,0 (seis).

5) cumprir todas as qualificações profissionais comprovadas com suas respectivas certificações

6) executar o estágio, quando obrigatório, respeitando as regras referentes ao mesmo.

7) concluir, OBRIGATORIAMENTE, o módulo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com media igual ou superior a 6,0 (seis), onde a liberação do TCC somente após a conclusão de todas as qualificações profissionais

8) concluir  todos os componentes curriculares  dentro do período de 50% a mais que o prazo total do seu curso .

Modelo disponível a nível nacional através dos parceiros institucionais, apenas para cursos técnicos autorizados na modalidade à distância.

Este modelo de certificação, é RESTRITO para alunos que efetivaram a solicitação de aproveitamento curricular, onde o aluno matricula-se, a partir do CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ACADÊMICOS), em link especifico fornecido pela Instituição , onde serão atualizadas seus aproveitamentos curriculares.

Neste Modelo de CERTIFICAÇÃO, o aluno, ANTES DE SE MATRICULAR, solicita uma AVALIAÇÃO CURRICULAR DE SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS E/OU PROFISSIONAIS (formais e informais), visando o aproveitamento dos conhecimentos adquiridos tendo como referência para este aproveitamento os Componentes Curriculares do curso desejado.

Este modelo é voltado, APENAS, para profissionais que já possuem experiência profissional ou acadêmica na área do Curso Técnico desejado.

Após a análise de aproveitamento e validação de competências curriculares, o Aluno firmará com a instituição o CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ACADÊMICOS) e aplicará o Modelo de CERTIFICAÇÃO POR COMPONENTE CURRICULAR, visando cursar os componentes curriculares faltantes do Curso Referência Escolhido.

Cada Curso Técnico possui componentes obrigatórios que não serão aproveitados e deverão ser cursados por todos os alunos independente da sua formação e ou experiência.

Entre em contato através do e-mail contato@politecbr.com.br, para saber mais e ou solicitar a avaliação de suas atividades acadêmicas e/ou profissionais.

PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa
X